A disputa pelos anunciantes de rádio nunca esteve tão
acirrada em Bragança. Atualmente com quatro emissoras no dial e outras tantas
na internet, o pequeno e complicado mercado local está sendo disputado quase na
base do tapa pelos profissionais da área.
São duas emissoras comerciais e mais duas comunitárias.
Todas elas têm como principal fonte de receita os anúncios e apoios culturais
veiculados na programação. Os anunciantes, em sua maioria, estão no comércio
varejista, área conhecidamente vulnerável às sazonalidades e oscilações da
economia.
Tradicionalmente, datas festivas, como Dia das Mães, Dia
dos Namorados, Dia dos Pais e Natal são impulsionadores do comércio varejista
e, por consequência aumentam a demanda por propaganda. A conta feita pelos comerciantes
é simples. Se há muita gente querendo comprar, comprará onde souber que tem
para vender. E uma boa forma de dizer que tem, é através do rádio. Com isso, as
emissoras e profissionais da área são constantemente procurados nessas épocas.
O problema é que há um hiato de datas comemorativas que impulsionem
o comércio após o Dia dos Pais. A próxima data semelhante seria o Natal, cujos
efeitos nas vendas ainda vão demorar a aparecer na caixa registradora das
lojas. Ao vender menos, os comerciantes cortam custos e a verba da propaganda
no rádio acaba sendo uma das primeiras a deixar de existir.
Essa realidade tem sido sentida diretamente nos
bastidores das emissoras de rádio. Não é raro encontrar algum profissional da
área reclamando pelas ruas da escassez nas vendas. Os poucos comerciantes que
continuam anunciando, estão assistindo a um verdadeiro leilão. Existe diferença
de mais de 200% entre os valores médios de inserções ou testemunhais, além de um
festival de bondades distribuídas pelos radialistas. “Tem rádio por aí vendendo
a inserção e dando de presente a mesma propaganda em um carro de som rodando
pela cidade”, revela um comerciante.
Outra fonte ouvida pelo Brag Gente, disse que tem
radialista que se propõe até a ficar um dia inteiro na loja falando no
microfone para ganhar a concorrência pelo anúncio. Há relatos até de uma
discussão acalorada entre dois radialistas que disputavam a preferência de um
cliente. A briga só não teria se consumado em sopapos devido à interferência de
apaziguadores.
Com tanta oferta e
pouca demanda por espaço publicitário nas rádios, quantas emissoras e
profissionais sobreviverão? Quem viver verá.
Titanium Hair - Titanium Dab nail
ResponderExcluirA natural, durable nail titanium max that allows you to remove most of how strong is titanium your nails and leaves for better 2019 ford ecosport titanium control. Rating: 5 · 3 reviews titanium ore · $0.95 titanium max trimmer · In stock