terça-feira, 20 de agosto de 2013

Rádios em “pé de guerra” pelo anunciante

A disputa pelos anunciantes de rádio nunca esteve tão acirrada em Bragança. Atualmente com quatro emissoras no dial e outras tantas na internet, o pequeno e complicado mercado local está sendo disputado quase na base do tapa pelos profissionais da área.
São duas emissoras comerciais e mais duas comunitárias. Todas elas têm como principal fonte de receita os anúncios e apoios culturais veiculados na programação. Os anunciantes, em sua maioria, estão no comércio varejista, área conhecidamente vulnerável às sazonalidades e oscilações da economia.
Tradicionalmente, datas festivas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal são impulsionadores do comércio varejista e, por consequência aumentam a demanda por propaganda. A conta feita pelos comerciantes é simples. Se há muita gente querendo comprar, comprará onde souber que tem para vender. E uma boa forma de dizer que tem, é através do rádio. Com isso, as emissoras e profissionais da área são constantemente procurados nessas épocas.
O problema é que há um hiato de datas comemorativas que impulsionem o comércio após o Dia dos Pais. A próxima data semelhante seria o Natal, cujos efeitos nas vendas ainda vão demorar a aparecer na caixa registradora das lojas. Ao vender menos, os comerciantes cortam custos e a verba da propaganda no rádio acaba sendo uma das primeiras a deixar de existir.
Essa realidade tem sido sentida diretamente nos bastidores das emissoras de rádio. Não é raro encontrar algum profissional da área reclamando pelas ruas da escassez nas vendas. Os poucos comerciantes que continuam anunciando, estão assistindo a um verdadeiro leilão. Existe diferença de mais de 200% entre os valores médios de inserções ou testemunhais, além de um festival de bondades distribuídas pelos radialistas. “Tem rádio por aí vendendo a inserção e dando de presente a mesma propaganda em um carro de som rodando pela cidade”, revela um comerciante.
Outra fonte ouvida pelo Brag Gente, disse que tem radialista que se propõe até a ficar um dia inteiro na loja falando no microfone para ganhar a concorrência pelo anúncio. Há relatos até de uma discussão acalorada entre dois radialistas que disputavam a preferência de um cliente. A briga só não teria se consumado em sopapos devido à interferência de apaziguadores.
Com tanta oferta e pouca demanda por espaço publicitário nas rádios, quantas emissoras e profissionais sobreviverão? Quem viver verá.

Um comentário:

  1. Titanium Hair - Titanium Dab nail
    A natural, durable nail titanium max that allows you to remove most of how strong is titanium your nails and leaves for better 2019 ford ecosport titanium control. Rating: 5 · ‎3 reviews titanium ore · ‎$0.95 titanium max trimmer · ‎In stock

    ResponderExcluir